domenica 1 novembre 2009

A primeira vez que ouvi falar das Foibe, foram quando ainda existiam a ex Republica da Yugoslavia, que seria dividida mais tarde em varias pequenas republicas com a guerra dos Balcãs. Lembro que no momento não tinha entendido nada,em especial porque ainda não dominavo fluentemente o idioma italiano.O fato que me fez ficar curioso foi a palavra "enfoibar". Passado um pouco de tempo pedi explicações sobre essa "nova" palavra a um amigo que ficou horrorizado,a ponto de pensar que eu tivesse falado um palavrão. Antes fosse,pois pelos relatos que me contou,não esqueci nunca mais,e acredito que de todos os horrores e atrocidades "humanas" que ja tinha ouvido falar,esta foi a que mais me chocou.Em poucas palavras,"enfoibar" era o método que os comunistas de Tito usavam para fazer a limpeza étnica dos italianos que residiam naquele pedaço de terra italiana a centenas de anos.Seus crimes?Serem italianos. O método usado pelos comunistas de Tito de "enfoibar" era simples.Amarravam com um arame um após o outro,ligando todos e depois com um tiro no primeiro,caiam na foibe que são cavidades naturais a 50,100 e em alguns casos 150 metros,levando todos os outros vivos para uma morte horrível. Corremos esse risco no Brasil? Sim,sem duvida na minha opinião corremos muito desse risco. Cada vez que se fala em governo do "povo",ouvir a voz do "povo" popularidade do presiMENTE,terceiro mandato,entregas de parte da nossa soberania e de acordos com ditadores e assassinos vários como os irmãos Castro,o Brasil caminha contra a democracia e a passos largos com consequencias inimagináveis.


Nessun commento: